7 dicas de como melhorar o astral no ambiente de trabalho

Nós vivemos grande parte dos nossos dias dentro do ambiente de trabalho. Um convívio intenso com homens e mulheres das mais variadas personalidades, objetivos e problemas – e somo uma dessas pessoas, claro.

É muito importante convivermos da melhor forma possível, preservando as relações e crescendo profissional e emocionalmente. O trabalho é um ambiente que nos ensina muito, mas nos desafia o tempo todo.

E as energias, boas e ruins de cada um, fluem pelo ambiente. Quantas vezes sentimos o astral pesado, algo que parece nos travar, nem sempre as coisas parecem no lugar?

Sim, somos influenciados por estas energias que todos, incluindo nós mesmos, lançamos no ambiente corporativo, fruto de alegrias, decepções, acordos e discordâncias – e alguns maus sentimentos, afinal é a natureza humana.

Mas como podemos lidar com elas, nos proteger e sentarmos na mesa de trabalho tranquilos, cientes de estas energias, boas ou ruins, sempre existirão, mas que elas não nos afetarão tanto que prejudiquem nossa performance ou nossas boas relações?

Vou compartilhar 7 dicas de como melhorar o astral no ambiente de trabalho. Algumas nas atitudes que tem o efeito de um elixir. E outras que ajudam a melhorar a energia de um lugar tão importante para nós!

A combinação é poderosa!

#1 Organize seu ambiente de trabalho e sua rotina.

Já percebeu como uma mesa desorganizada reduz a produtividade? E o quanto a organização, na mesa e nos arquivos, facilita a sua vida?

Esta diferença podemos ver nas energias. Ter um ambiente organizado e padrões e rotinas em tudo que for possível, criam um ambiente mais leve, com poucos pontos de estresse e onde as energias fluem melhor.

#2 Livre-se do peso morto.

Documentos que podem ir pro lixo ou para o arquivo morto da empresa, objetos inúteis e excesso de itens pessoais que foram ficando. Tudo isso represa energia negativa em torno de você. Desapegue-se de tudo que não te ajude no trabalho ou no seu emocional (vamos falar disso daqui a pouco).

#3 Trate todos com cordialidade.

Incluindo e especialmente as pessoas com quem você não tem bom relacionamento. Isso ajuda muito a não alimentar a energia negativa que possa vir do outro. E te dá o melhor de tudo: a paz de espírito.

#4 Afaste-se das conversas maliciosas.

Poucas coisas geram tanta energia negativa em um ambiente de trabalho do que a maledicência e a fofoca. O ideal é nos afastarmos para que nossos ouvidos não alimentem esta postura destrutiva com o objetivo de disseminar uma imagem muitas vezes distorcida.

#5 Faça do Feng-Shui um aliado das suas energias.

O Feng-Shui é uma filosofia milenar chinesa que estuda os efeitos das energias dos ambientes na saúde, na prosperidade e nos relacionamentos das pessoas. Algumas ações são simples e podem ajudar na circulação das energias em seu ambiente. Destaquei as mais conhecidas, vale a pena conhecer a filosofia como um todo, ela traz bons ensinamentos também para o ambiente residencial.

  • Se for possível, coloque sua mesa de lado para a porta principal do ambiente.
  • Toda semana, jogue fora papeis, materiais e projetos que não usa mais.
  • Use um cristal em sua mesa para neutralizar energias ruins no ambiente.
  • Coloque objetos pessoais na gaveta, deixe a mesa apenas para o trabalho.
  • Coloque os projetos do lado esquerdo da mesa para atrair prosperidade e o telefone do lado direito para atrair negócios.

#6 Invista na iluminação e na ventilação naturais.

Muitas pesquisas indicam que a luz e a ventilação naturais melhoram o humor e a criatividade, aumentando a satisfação e o desempenho da equipe e eliminando o espaço para as energias ruins.

Claro que a ventilação natural dependerá muito do clima, mas a luz natural é extremamente benéfica para a saúde como um todo. E traz um pouco (bom) do ambiente externo para o escritório.

#7 Flores são amigas das boas energias

Não podemos, claro, transformar nossa mesa em um jardim – e sabemos que tudo em excesso não faz bem.

Mas as flores tem este poder de bloquear as energias mais negativas e ajudar a equilibrar o ambiente, trazendo paz e calma – quem consegue ficar tenso ao ver uma rosa ou uma orquídea? Eleja uma flor – branca, amarela ou vermelha – para a sua mesa, num lugar visível e sempre a veja como sua aliada.

Eu particularmente amo orquídeas, são flores belíssimas e altivas, como nós. Neste link eu aprendi mais sobre elas e como cuidar delas. Acredite, os poucos minutos que dedicamos à beleza de uma flor são uma terapia para levar a energia ruim embora!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *