8 dicas para Empreendedoras Digitais de sucesso!

O Empreendedorismo Digital tem altas possibilidades de sucessos em um mercado que concentra o maior público potencial de clientes que em nenhum ambiente físico, ou mapeado pelo marketing tradicional, seriamos capazes de conseguir.

O universo de possibilidades de negócios digitais é grande e tem crescido e se diversificado bastante nos últimos anos, tantos em produtos e serviços como em novos modelos de negócios.

Se até alguns anos atrás, falávamos de tantas empresas tradicionais migrando para o comércio eletrônico – o e-commerce – hoje já falamos com naturalidade de milhares de negócios que já nasceram digitais e as startup, trazendo conceitos totalmente inovadores para o mundo digital de negócios.

Estes dois últimos modelos são a essência do Empreendedorismo Digital, que é ao mesmo tempo desafiador e atraente, e ainda reúne algumas dúvidas na cabeça de tantas pessoas: o que precisamos saber para começar nesta carreira que tem tanto potencial de sucesso pela frente?

Vou falar um pouco aqui de 8 dicas para empreendedoras digitais de sucesso!

Dica 1. Escolha um modelo de negócio para começar no Empreendedorismo Digital

As opções são muitas e isto costuma mais confundir no começo do que ajudar, não é mesmo? Então a minha dica é simples: coloque num papel todas as possibilidades ligadas ao Empreendedorismo Digital:

E-commerce

O que você pode vender pela internet, ou seja, ser um comerciante digital.

Serviços Digitais

Os serviços especializados que você pode desenvolver e vender para empresas que estão querendo entrar de forma eficaz no mercado digital – para citar alguns exemplos: desenvolvimento de websites/blogs, marketing de conteúdo, marketing digital.

Dica 2. Qualifique-se e atualize-se ao máximo conforme o seu modelo de negócio

No mundo digital, a qualificação é essencial, para que você domine as principais técnicas, metodologias e ferramentas usadas em cada perfil. Existem excelentes cursos, alguns até gratuitos ou de custo muito baixo, feitos por empresas que já são referências no ambiente digital e pessoas que são autoridades no assunto.

E a atualização também é fundamental. O mundo digital é dinâmico pela sua própria natureza e precisamos acompanhar cada movimento. A demora na resposta, em qualquer modelo, pode exigir um esforço muito grande para se recuperar o terreno perdido.

Um ponto diferencial aqui é que você, como e-commerce, pode se desenvolver tão bem que poderá dominar as técnicas e se expandir nos serviços digitais. O contrário também é possível, usar os serviços digitais para, no futuro, também empreender diretamente no comércio eletrônico.

Dica 3. Seja uma Pessoa Jurídica e ganhe visibilidade

Mesmo que você tenha um excelente networking – que será a sua primeira base de prospecção de clientes – você será melhor reconhecida se posicionar-se como uma empresa. As pessoas olham com mais profissionalismo.

Neste caso é importante escolher uma das opções – MEI (Micro Empreendedor) ou PJ Simples (melhor tributação na opção de Sociedade Limitada) – e legalizar.

Importante: ser uma Pessoa Jurídica permite emitir notas fiscais, que muitos clientes exigem, principalmente as médias e grandes empresas.

Dica 4. Escolha com critério e desenvolva os seus Canais Digitais

Seja qual for a escolha de modelo de negócios, precisamos de um tripé infalível para se projetar na rede: site, blog e redes sociais.

Neste último item, menos é mais. Nem todas as redes agregam valor e visibilidade à marca – e consome esforço e tempo. Não adianta pensarmos em usar o Instagram se o nosso negócio é de manutenção de eletrônicos, melhor é investir mais fortemente no Facebook.

Dica 5. Cuide com carinho e criatividade da sua Identidade Visual

É a hora de mostrar a empresa visualmente e o Logotipo é o primeiro passo. Crie um que seja moderno, pode ter um estilo mas deve representar bem o seu negócio. Não vamos colocar flores em um logotipo de Consultoria de Marketing Digital, não é?

Após isto, invista em um visual adequado para o tripé do item anterior combinando com o logotipo. É importante que os possíveis clientes comecem a memorizar o seu estilo, isso ajuda a reconhecer e/ou lembrar da sua marca em vários momentos.

Dica 6. Invista em Marketing Digital – como insumo ou como produto

O Marketing Digital é essencial para posicionar a empresa da melhor forma na grande rede e com isso aumentar as chances de atrair clientes e vendas. É um universo com muitas possibilidades para ambos negócios. Vale a pena cada centavo.

Se você é um e-commerce, recomendo contratar uma Agência Digital para desenvolver as estratégias mais adequadas ao seu negócio. Se você é uma Agência Digital, é a hora de usar as próprias técnicas para vender os seus serviços!

Dica 7. Cuide da qualidade e da eficiência do seu ambiente de trabalho

A cada dia, mais empreendedores descobrem a importância de se organizarem em seu ambiente de trabalho – com ou sem colaboradores – para obter a melhor performance. Principalmente quando trabalhamos sozinhos e em home office, porque existem muitas armadilhas neste jeito de trabalhar.

Trabalhando em casa, tenha um horário fixo com uma rotina de expediente (café, bolsa, sair, bolsa, voltar), um espaço definido, exclusivo para trabalhar e confortável.

Dica 8. Suas informações são joias. Cuide delas como joias!

Aqui eu sou enfática e por experiência própria: cuide muito da segurança dos seus dados. As ameaças e riscos existem e não podemos economizar com um item tão importante.

8.1. Um ótimo programa antivírus

Infelizmente, eu aprendi esta importância de uma forma ruim: perdi muitos arquivos importantes do meu trabalho simplesmente porque eu esqueci de atualizar o meu antivirus. Essa foi uma procrastinação que acabou me custando bem caro. Por isso eu indico fortemente comprar o melhor antivírus possível e que mantenha seu trabalho seguro.

8.2 Um backup na nuvem

Acidentes podem acontecer e prejudicar seus equipamentos, mas não precisamos perder os dados que estavam neles. Você pode contratar um sistema de backup em nuvem com sincronização em tempo real, por preços ótimos e garantir sempre a última versão dos seus arquivos caso o notebook queime.

 

Acredito sinceramente que o sucesso de uma empreendedora começa com estas dicas. Daí pra frente, é o seu talento e muitas vendas!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *