Como se tornar mais acessível aos seus colaboradores

Ser o chefe não é uma tarefa fácil. Ter uma posição de líder, quer dizer que você precisa realizar a sua função enquanto faz o gerenciamento dos funcionários. Essa tarefa pode se tornar mais difícil caso você seja o tipo de líder que não costuma ser acessível aos funcionários.

Um chefe acessível contribui para que o ambiente de trabalho fique mais produtivo e animado, sem falar do vínculo que se cria com o colaborador. Mas ser uma pessoa acessível envolve muita coisa.

É sobre esse assunto que vamos abordar neste artigo, como se tornar mais acessível aos seus colaboradores.

Mostre interesse

Um dos modos de mostrar que você como chefe é acessível, é por mostrar interesse. Não vale só escutar o que seu funcionário tem a dizer, é preciso que você faça perguntas que mostram o seu interesse pelo que ele está dizendo.

Sempre que possível faça pergunta e preste atenção no que estar sendo dito.

Utilize alguns meios de comunicação

Sabemos que em alguns momentos é preciso que o chefe se ausente para resolver algumas questões. Mas existem muitos meios de comunicação que podem ser usados entre chefe e funcionário, como o Team Viewer.

Utilizar esses meios é importante em momentos de ausência, principalmente quando surge a necessidade de uma reunião de última hora.  

Aja com simpatia

O chefe que age com simpatia se torna automaticamente mais acessível para seus funcionários. Um gesto que funciona muito é sorrir.

O sorriso atrai as pessoas e dá causa a impressão que você estar disponível. Dificilmente você vai escutar que um chefe antipático é acessível aos seus colaboradores.

Seja compreensivo

Outra coisa que torna o chefe mais acessível é a compreensão. Quando o chefe tem essa atitude, ele diminui o espaço entre as necessidades da empresa e as necessidades do colaborador.

Agir com empatia é também muito importante, para ajudar o funcionário a desenvolver melhor a sua função.

Ser empático não quer dizer que você vai deixar os funcionários fazerem o que bem entenderem, mas é se colocar no lugar dele quando perceber que estar com dificuldade para realizar uma função.

Faça elogios aos colaboradores

O elogio sincero causa um grande efeito e não é diferente no local de trabalho. Por isso, sempre que você perceber algo digno de elogio, faça-o sem demora. No entanto, evite repreender um funcionário na frente do outro. Procure fazer isso em um local reservado.

Crie vínculo com eles

Não aparece apenas para delegar serviço e nos momentos necessários, mas experimente de vez em quando tomar uma refeição junto com eles e conversar.

Você também pode estender esse vínculo para fora do âmbito de trabalho, obtendo mais informações sobre um determinado funcionário e o que mais importa para ele fora do horário de trabalho.  

Viva uma política de portas abertas

Deixar as portas abertas ou construir seu escritório em uma área mais movimentada torna você mais acessível. Isso possibilita que os funcionários compartilhem suas ideias, além de se tornarem mais dinâmicos e proativos.

Seja grato aos funcionários

A gratidão tem um grande poder, então, sempre que possível agradeça aos seus funcionários. Essa atitude mostra que você os valoriza e isso vai contribuir positivamente no ambiente de trabalho, sem falar que isso também torna você mais acessível dos seus colaboradores.

 

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