Conheça mais a Zona Oeste do Rio de Janeiro e veja alguns lugares para conhecer

O Rio de Janeiro sempre foi historicamente conhecido por suas áreas específicas:

  • A Região Central: onde estão localizados os monumentos históricos, muitos que remontam do tempo do Império, atraindo um turismo cultural forte e por ser o centro comercial e financeiro da cidade;
  • A Zona Sul: é a mais famosa da cidade, pois reúne as principais atrações turísticas, as praias mais famosas e, por estes motivos, atrai a maioria dos turistas.

Porém, a cidade está muito além destas regiões, tanto econômica quanto turisticamente. Uma destas regiões que tem o maior crescimento nas últimas décadas é a Zona Oeste.

Ela é composta de bairros que são muito novos, quando comparados com os tradicionais, e tem um potencial de crescimento territorial muito grande.

O mercado imobiliário cresce exponencialmente na Zona Oeste

A cidade do Rio de Janeiro teve décadas de crescimento populacional e econômico grande e com pouco espaço para novos empreendimentos nas áreas que eram tradicionais.

O Centro não tem espaço e a Zona Sul chegou a um ritmo de crescimento muito lento, por conta da ocupação praticamente total e a faixa pequena de terra, entre montanhas e o litoral.

A solução foi a expansão para outras regiões, e a Zona Oeste, por ter uma área territorial muito grande – a maior entre todas – e que era pouco explorado, tornou-se o destino dos grandes empreendimentos imobiliários e comerciais.

Zona Oeste: o paraíso de condomínios e shopping centers

Dois grandes símbolos da modernidade nas sociedades precisavam de terrenos e conseguiram este espaço na Zona Oeste:

Os condomínios

Grandes espaços, quase bairros, com toda a estrutura para atender famílias que querem morar com mais segurança – incluindo muitas da própria Zona Sul que buscam mais isolamento;

Os shopping centers

Concentrações comerciais que também atendem a comodidade e a segurança, diante do problema de violência para o comércio de rua nas outras regiões e da necessidade de expansão de lojas e empresas.

Este processo de crescimento é contínuo, pela grande área territorial. Novos condomínios e shopping centers surgem anualmente, transformando a Zona Oeste em um paraíso da comodidade.

Veja esses lugares que vale a pena conhecer na Zona Oeste do Rio.

Recreio dos Bandeirantes

O Recreio é um bairro novo, ainda sendo explorado comercialmente, mas que cresceu bastante nos últimos anos, e o mercado imobiliário está bastante aquecido.

É possível encontrar ótimas oportunidades de apartamentos Recreio e ele tem um grande diferencial de qualidade: a natureza exuberante ao seu redor, e o melhor símbolo são as praias, belíssimas, remotas, algumas que são acessíveis apenas de carro:

  • Praia de Grumari
  • Prainha
  • Praia da Macumba
  • Praia do Recreio
  • Praia da Reserva

Outra bela atração turística é a Pedra do Pontal, que merece ser visitada sem pressa e fica em um ponto que lembra uma cidade de veraneio fora do rio.

O bairro tem uma oferta cada vez maior e qualificada de supermercados, restaurantes e shopping centers novos, de pequeno e médio porte.

Barra da Tijuca

É o maior bairro da Zona Oeste e já tradicional na vida de milhões de cariocas.

Tem a mais alta concentração de condomínios de shopping centers e a Praia da Barra, com grande extensão e que possui diferentes áreas de movimentação, desde áreas mais isoladas às mais agitadas.

Continua crescendo em imóveis residenciais e comerciais, e também se reestruturando em termos urbanos, já que seu crescimento foi desordenado por décadas. Hoje ele está integrado às demais regiões do Rio por meio de uma linha nova de metrô.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *