Cuidados que devemos ter antes de comprar uma casa

A compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes da vida. É o momento de fazer um grande investimento, de duração muito longa e merece uma série de cuidados.

Afinal, estamos falando também daquele que talvez seja o maior sonho de milhões de brasileiros que diariamente convivem com o aluguel, sempre a preços altos no mercado brasileiros e a insegurança de ter de sair do imóvel a qualquer momento.

Além disto, desestimula as melhorias que pretendemos fazer no imóvel para melhorar a qualidade de vida. Ou seja, viver em um imóvel alugado impõe muitas restrições.

Mas chegou a sua hora de comprar uma casa? Então vejo os cuidados que devemos ter.

01 – Avalie com cuidado a sua situação profissional

Sim, esta é uma preocupação que devemos ter sempre no Brasil, infelizmente. Um compromisso que envolve grandes valores e financiamentos por muitos anos precisa estar embasado em uma situação profissional sólida.

Você até poderá investir no imóvel sem uma grande segurança – afinal quando realmente temos toda, não é mesmo? Mas o importante é ter planos de contingência – talvez não dar todas as economias para pagar o saldo, aumentando as parcelas, mas deixando uma reserva pessoal que garante o sustento e honrar o compromisso com o financiamento.

Se você pretende pagar o imóvel todo à vista, o cuidado é ter a reserva pessoal também.

02 – Encontrou a casa? Hora de avaliar a situação legal

Está e a hora de ter as certezas legais. Não abra mão de um passo que julgar necessário para isso, pois o prejuízo no futuro pode ser grande – e do tamanho do imóvel.

  • Investigar na prefeitura quem é o real proprietário e se tem pendências legais ou fiscais.
  • Emitir as certidões negativas de tributos em todas as esferas para investigar sobre débitos – imóvel novo também deve, e desde o momento em que é construído.
  • Investir se o imóvel está arrolado como garantia em processos cíveis contra o proprietário. E não só apenas de dívida financeira com terceiros: se for uma casa de condomínio e houver uma ação trabalhista, este imóvel estará em risco em caso de perda.

Além dessas dicas eu te aconselho a fazer uma consórcio Bradesco contemplado, com ele você pode realizar o sonho de comprar a casa que você sempre quis

03 – Faça muitas contas com o seu orçamento

Comprar um imóvel envolve diversos custos:

  • Entrada ou o pagamento integral
  • Parcelas intermediárias e prestação – no caso de financiamento
  • Impostos e taxas para transferência de propriedade

É importante equacionar todos eles no orçamento pessoal e ter a certeza de que há recursos para todos eles ou previsão. Outro ponto é o compromisso de financiamento se for morar por um prazo muito curto – ou as parcelas ficarão altas pelo prazo ou o saldo será alto no momento da venda, prejudicando o negócio.

Seu desejo atual e seus planos futuros precisam casar em um imóvel que não prejudique um dos dois – ou os dois.

04 – Comprar cada nova ou usada?

Esta é uma pergunta das mais comuns e não há uma resposta fechada, pois dependerá de muitos fatores:

Casa nova

Certamente precisará de algumas melhorias, mas num valor bem inferior a uma casa usada. É importante pesquisar sobre a construtora, caso a compra seja ainda na planta; se ele tem histórico de entrega de imóveis agora – e de problemas.

Normalmente a vantagem da casa nova é a rapidez na mudança, podendo fazer ajustes a longo do tempo – ou o mínimo necessário antes de morar.

Casa usada

O cuidado principal, neste caso, é verificar as condições hidráulicas, elétricas e de estabilidade da construção – você pode ter surpresas no dia a dia, então é bom avaliar ao máximo e antes da compra. Se há previsão de reforma, o recomendo é voltar pra prancheta do planejamento e reavaliar or orçamento.

Uma vantagem da casa usada é encontrar uma que tenha uma configuração que dispense grandes investimentos para morar logo – pode ter armários, sistema de refrigeração, piscina.

.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *