O que seu corpo está te dizendo? Veja esses 4 sinais de que você precisa se cuidar mais!

Vivemos tempos em que tudo acontece com muita velocidade, tudo parece ser para ontem, não é mesmo? Uma rotina diária de muitas responsabilidades, desafios, temores e também os projetos e sonhos.

E em todos os nossos papeis: mulher, profissional, mãe e companheira. Não é fácil domar todos os desafios e chegarmos aos sonhos – e eles podem variar de um imóvel novo a uma viagem àquele lugar paradisíaco nas férias.

E pode ser às vezes, apenas ficar em casa sem fazer nada. Mas até para isso, e para cumprir tantos compromissos, é comum sacrificarmos: a nossa saúde.

É paradoxal que a gente esteja cada dia mais preocupada com a beleza e a estética e, de repente, o corpo diz que algo está errado, mas é na forma como ele (não) está lidando com a pressão.

Você tem ouvido o que seu corpo está te dizendo? Veja esses 4 sinais de que você precisa se cuidar mais! E tornar a vida um pouco mais simples e com mais prazer.

Seu corpo fala 1: seu cabelo está caindo!

Nossos cabelos são talvez o nosso maior patrimônio estético e onde sempre estamos investindo muito pela beleza e saúde. Mas e quando o maior terror feminino, a queda de cabelo, começa a acontecer?

Uma preocupação imediata são os fungos que podem surgir no couro cabeludo, com escamações e oleosidade em excesso que podem desestabilizar os fios, provocando a queda. E uma das causas pode estar na baixa imunidade, além de algum fator externo.

Uma dieta deficiente em ferro, essencial para a saúde dos cabelos, é normalmente o fator principal, e está ligado à qualidade da alimentação, corrida e pouco saudável nos nossos dias corridos.

Reforçar a alimentação com ferro – respeitando o consumo diário – ou tomar suplementos são alternativas imediatas, mas é importante procurar logo um médico, pois estas deficiências pode provocar outros danos.

Seu corpo fala 2: sua cintura está crescendo!

Este provavelmente é o mais crítico dos sinais, porque está sendo desencadeado por fatores importantes, e pode desencadear outros, tanto orgânicos quando estéticos.

Se a medida da cintura ultrapassa 80cm, é um sinal de alerta para o risco de Diabetes, Hipertensão – crônicas e agressivas, se não forem controladas – e a Obesidade, que torna-se um gatilho para diversos problemas.

Muito deste problema vem de fatores psicológicos e emocionais – algum episódio de grande trauma e momentos de insegurança e baixa autoestima nas relações profissionais e pessoais. É o momento exato para percebermos o que pode estar minando nosso cuidado com a alimentação e exercícios e procurar reverter.

Além disto, são fundamentais os cuidados com a alimentação e uma rotina de exercícios – o sedentarismo pode desenvolver este e muitos outros problemas.

Seu corpo fala 3: seu intestino está preso!

Esse é um sinal que a maioria das pessoas, mulheres e homens, subestimam no dia a dia, associando a uma comida diferente ou a um momento de tensão. Mas quando se torna recorrente, com dores, é um risco pensarmos assim, pois é um órgão que influencia o funcionamento do organismo como um todo.

A prisão de ventre pode ser causada por diversos fatores, entre os quais:

  • Baixa ingestão de líquidos.
  • Dieta pobre em fibras
  • Problemas funcionais do intestino.
  • Problemas emocionais.

E se não for cuidada adequadamente, a prisão de ventre pode desencadear o crescimento de muitas das próprias causas e desencadear outros problemas, como as inúmeras doenças intestinais específicas.

O intestino preso é um grande sinal de alerta para ouvirmos o nosso corpo.

 

 Seu corpo fala 4: surgiram as estrias!

Só de ler esta palavra – estria – a gente treme, não é mesmo? Mas elas são muito mais comuns do que podemos imaginar, e muitos homens também sofrem com elas.

As estrias são o rompimento das fibras elásticas que estão logo abaixo da nossa pele. As marcas brancas – e se outras cores – são resultado do rompimento do colágeno. E podem surgir em diversas partes do corpo.

O surgimento das estrias tem relação com inúmeras situações bem específicas e sempre relacionadas com o estiramento rápido e contínuo das fibras musculares:

  • Processo de crescimento rápido na puberdade.
  • Ganho de peso rápido em curto espaço de tempo.
  • Ganhos e perdas de peso constantes – o temido efeito sanfona.
  • Colocação de silicone.
  • Impacto de exercícios físicos.
  • Uso de anabolizantes e corticoides.

Como podemos ver, são muitos fatores ligados à vida moderna e, de repente, estamos com um grande problema estético e que afeta muito a autoestima, não é mesmo?

Nos privamos de alguns tipos de roupas, de ocasiões (praia e piscina) e isto afeta o emocional e a segurança. Sem dúvida, os maiores impactos das estrias. Prevenir e tratar, portanto, são questões de beleza, mas também emocional. Quer evitar tudo isso? Saiba como eliminar estrias lendo este outro artigo aqui.

 

Espero que eu tenha ajudado vocês a ouvir o corpo em 4 ocasiões que causam tanto impacto na nossa qualidade de vida!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *