Veja 5 etapas que ajudam a gerir melhor o seu negócio!

Conquistamos a sonhada vida de empreendedora, os produtos ou serviços são ótimos mas os clientes não aparecem? Temos clientes mas as vendas não decolam? Temos faturamento mas ele não deixa lucro no fim do mês?

Ter um negócio de sucesso requer algumas estratégias às vezes passam despercebidas enquanto estamos lutando para trazer pedidos ou para melhorar os produtos. Vamos falar de 5 etapas que ajudam a gerir melhor o seu negócio!

Boa leitura e muito sucesso!

Etapa 1: comunicar-se corretamente com seus clientes.

Veja que não falo em ouvir seus clientes.

Porque hoje em dia eles querem se comunicar com as marcas, descobrir o quanto elas são relevantes em suas vidas e como as marcas podem agir para que se sintam únicos – e de ser únicas a gente entende bem, tudo que consumimos é pensando na nossa personalidade.

O Marketing Digital é fundamental para este desafio – identificar claramente o seu mercado potencial, de que forma ele deve ser alcançado e a qualidade da informação que atrai a audiência e aumenta as chances de venda.

Existem ótimos profissionais e agências digitais com a experiência de lidar com um mundo de dados que mostre os caminhos mais eficientes para se comunicar com seus clientes e aumentar o potencial de vendas.

Etapa 2: conhecer e monitorar a concorrência.

Saber exatamente quem está tentando vender para o seu público-alvo, e de que forma ele tenta, é essencial para avaliar se o nosso produto está bem posicionado em preço e valor no mercado. Aqui a informação é a chave: pesquisar os desempenhos deles, do setor como um todo, que concorrentes novos surgiram, o que eles entregam de diferencial, que novidades eles trazem.

Um canal muito eficiente para isso é justamente a comunicação com os clientes: se ela for natural, eles dirão sem pudor quem nos ameaça – o marketing digital tem a receita.

Etapa 3: ter e defender um Planejamento Estratégico.

O nome assusta, não é? Mas é algo menos complicado e fundamental. É um conjunto de definições e ações que visam atingir os objetivos principais do negócio – vender mais e com lucro desejado.

Ele é feito a partir dos objetivos e ações de cada área e que todos estejam alinhados com os objetivos principais. Por exemplo, a redução de despesas em Compras, comprar melhor os insumos na Produção, ter uma equipe de vendas eficientes no Comercial e as estratégias adequadas de propaganda no Marketing.

Um Planejamento Estratégico eficiente não precisa ser sofisticado – isso até prejudicará o entendimento e a motivação. Ele pode ser feito numa planilha simples. O importante é que ele retrate o momento atual do negócio e para onde ele deve ir.

Etapa 4: obsessão pelo controle das finanças.

Os números precisam ser vistos diariamente, tanto de gastos quanto de receitas. E o Fluxo de Caixa é uma ferramenta indispensável para melhorar a saúde financeira da empresa.

O Fluxo permite investigar as entradas e saídas financeiras, avaliar se existe alguma despesa em desequilíbrio, problemas para receber dos clientes, prazos de pagamento que não atendem e tomar medidas para cumprir os compromissos e também não prejudicar a capacidade de reinvestimento.

Etapa 5: obsessão pela redução de custos e despesas.

Aqui podemos gerar lucro sem movimentar as vendas.

Cada custo ou despesa deve ser monitorado para avaliar uma redução – negociando ou trocando de fornecedor. É aquele trabalho que temos em buscar pela marca boa e mais barata no mercado. Sobra mais dinheiro na carteira.

A recomendação aqui é criar uma Gestão de Custos – envolver todos numa política de redução, com metas, prazos e responsáveis. O benefício será de todos.

E como atingir esses objetivos para gerir melhor o negócio?

Qualificação. A palavrinha mágica para darmos saltos de qualidade no negócio.

E existem ótimas opções online, com bons preços e também gratuitas! A FBV Cursos oferece diversos cursos gratuitos, a distância, para que você e sua equipe possam complementar seus conhecimentos e talentos e implementar no negócio.

Vale a pena conferir a lista completa de cursos.

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